Sobre mim

Defino-me como benfiquista, defensor da justiça e da verdade desportiva. Condeno qualquer tipo de tráfico de influências, corrupção e violência, seja praticada pelo FC Porto, SL Benfica, ou qualquer outro clube. Não aceito vitórias a qualquer custo. Honestamente, depois de 30 anos de actos indignos por ele praticados, tantos casos claros como a água (imagino as manobras que desconhecemos, certamente combinadas sem telefones, cara a cara em boites, restaurantes e em casa de Pinto da Costa), custa-me a entender como alguém defende e se orgulha desse senhor.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Os Quinhentinhos

Os casos mais célebres de corrupção em Portugal têm um denominador comum – o FC Porto e seus dirigentes – e uma atroz coincidência: a Justiça condenou sempre os mais fracos e percorreu caminhos sinuosos para desculpar os verdadeiros corruptos.
As investigações começaram após publicação de um artigo do jornalista Marinho Neves. “Corruptos e bem pagos” explicava uma teia de corrupção e como se processavam os pagamentos a árbitros, a troca de favores e a compra de resultados. No final, apenas os dirigentes do Leça foram condenados.
No fundo, aconteceu exactamente o mesmo que se verificou agora com o Apito Dourado: todos os corruptos são apanhados pela Justiça, mas essa Justiça só condena os mais fracos e absolve o FC Porto, ou condena-o, noutros casos, com penas amigas, como perda de pontos que não fazem falta.
Em declarações à RTP, Marinho Neves lembra o caso, as suas semelhanças com o Apito Dourado e as incongruências da Justiça. No fundo, o Apito Dourado não é mais do que uma reedição das condenações ‘quinhentistas’, mas numa escala mais complexa.
“Aconteceram coisas estranhas, tal como estão a acontecer agora com o Apito Dourado. Por exemplo, na altura, Reinaldo Teles foi apanhado numa escuta telefónica em que falava dos célebres ‘quinhentinhos’ – os 500 contos que o presidente do Leça tinha de dar ao árbitro José Guímaro”, conta.
O jornalista acrescenta que essas escutas “representavam indícios claros” de que o dirigente do FC Porto “estava envolvido no caso”, pelo que Reinaldo Teles foi constituído arguido e investigado.
No entanto, nos ocultos bastidores da Justiça o caso foi abafado e os seus actores escaparam à investigação. “Passado algum tempo, e sem ninguém entender, Reinaldo passou de arguido a testemunha de acusação...”, recorda Marinho Neves.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Há que denunciar, "fazer barulho" todos os dias do ano, todos nós!! Porque esta é a única maneira de impedir manipulações corruptas por parte de quem acha que pode fazer o que quer "aqui e ali" a seu belo prazer e de acordo com os seus objectivos criminosos!... CHEGA de campeonatos ROUBADOS por 1 ponto! CHEGA de "campeão" fantoche sem capacidade para representar o País condignamente!! (O único sistema corrupto "bom" é aquele não existe!)

    ResponderEliminar